Canais alternativos de venda em restaurantes e lanchonetes, como delivery, take away (retirar na loja) e to go (para viagem) ganharam maior visibilidade desde o início da pandemia, mas já vinham sendo incorporados ao dia a dia do consumidor desde antes disso. O crescimento de aplicativos de marketplace e dark kitchens (cozinhas exclusivas para delivery) comprovam isso. Por essa razão, a rede de franquias Havanna começou a testar um modelo exclusivo to go em novembro do ano passado, e agora o lança para a venda no mercado.
O novo formato de negócio da rede de cafeterias argentinas foi testado no Cascavel JL Shopping, em Cascavel, no interior do Paraná, e tem o objetivo de oferecer os produtos mais vendidos das lojas tradicionais, como os alfajores argentinos. Mas o atendimento deve ser rápido e possibilitar que o consumidor leve “para viagem”. É diferente da proposta dos modelos tradicionais de loja e quiosque da marca, que trabalham com uma dinâmica de cafeteria, com atendimento na mesa.
“É um modelo que identificamos para pontos comerciais em que sempre enxergamos que caberia uma Havanna, mas não uma franquia tradicional”, explica o gerente de expansão e implantação da marca no Brasil, Thiago Santana.
O investimento inicial total para uma franquia To Go é de R$ 149,9 mil. Para efeito de comparação, os modelos de Cafeteria e Quiosque saem por R$ 435 mil e R$ 343 mil, respectivamente.
O novo modelo será direcionado para cidades do interior e pontos estratégicos para a marca dentro de grandes mercados. Atualmente, já existem mais de 180 pontos mapeados pela rede para receber uma franquia To Go, entre shoppings centers e centros comerciais.
