Com 31 anos de experiência, Éverton Marques deixa o mundo corporativo para abrir escola de tecnologia e robótica; Além da franquia, master franqueado também irá atuar no Grupo Maker, oferecendo soluções educacionais para escolas públicas e particulares
Após 30 anos de carreira, o executivo Éverton Marques decidiu dar um salto em sua vida e empreender em algo alinhado aos seus propósitos pessoais. Ao refletir sobre o que realmente queria, Éverton percebeu que seu desejo era deixar um legado, algo que pudesse beneficiar outras pessoas no futuro. Por ser um modelo de negócio consolidado, ele começou a pesquisar sobre franquias. Durante suas buscas, uma em particular chamou sua atenção: a My Robot, rede de franquias de escolas de robótica pertencente ao Grupo MKR.
Morando nos Estados Unidos, Éverton iniciou conversas com a equipe de expansão da My Robot por um certo período e, na primeira oportunidade de visitar o Brasil, conheceu a rede pessoalmente. Atualmente, ele comanda a unidade master franqueada da My Robot responsável pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, duas regiões que ele conhece muito bem. Além disso, Everton também atua no Grupo Maker, oferecendo soluções de educação para escolas particulares e públicas, e, por meio de cursos relacionados à tecnologia, empreendedorismo, educação financeira, entre outros, apoiando as crianças e adolescentes da região.
“O que me levou a querer empreender foi o desejo de deixar algo para o futuro. No mundo corporativo, isso é muito difícil, pois os resultados pertencem à empresa e, se um dia eu saísse, seria facilmente substituído. Eu não via um propósito específico. Comecei a refletir que estava chegando em uma fase da vida em que o desejo de construir um legado aumentava. Assim, passei semanas pesquisando no Google algo que me permitisse ter sucesso como empresário e, ao mesmo tempo, deixar uma contribuição para alguém. Uma das áreas que me chamou atenção foi a tecnologia e a robótica. Em um determinado momento, encontrei o site da My Robot e comecei a ler sobre a empresa. Ao aprofundar minha pesquisa, vi os torneios e a felicidade das crianças, que, por consequência, estavam sendo preparadas para o futuro. Assim, consegui unir meu desejo de empreender com o propósito de contribuir para o desenvolvimento tecnológico das crianças no Brasil”, comenta Éverton Marques, Master Franqueado da My Robot no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O papel de um master franqueado da My Robot é auxiliar no plano de expansão da rede, captando novos franqueados na região. Na prática, o franqueado da My Robot deve realizar a gestão da unidade e contribuir para a disseminação da metodologia da marca. Com foco em crianças e adolescentes, a My Robot oferece diversos cursos que preparam seus alunos para o futuro. Esses cursos abrangem desde robótica e programação até educação financeira e criatividade. Um outro curso que tanto a My Robot quanto o Grupo Maker oferece é o de empreendedorismo, preparando desde cedo seus alunos para um mercado de trabalho altamente competitivo ao oferecer soluções e uma visão de como funciona uma empresa. Dessa forma, além de capacitar os alunos para a revolução digital, a rede também os prepara para os desafios do mundo corporativo e do mercado de trabalho. As empresas pertencentes ao Grupo MKR, são omnichannel, e adotam uma metodologia de ensino sul-coreana, referência mundial quando o assunto é educação e tecnologia.
“Estou muito animado com essa nova etapa. A ideia é que, por meio do meu trabalho, eu possa auxiliar e preparar tantas outras pessoas para o futuro. Todos os cursos que a My Robot oferece são fundamentais para os dias que estão por vir. Creio que esse é o meu propósito, e irei realizá-lo por meio da My Robot”, conclui o empresário.
Para os franqueados, além de contar com o modelo tradicional de sua própria escola de robótica e programação, eles possuem novas oportunidades de negócio com a expansão do leque de serviços da marca. Com a My Robot Store, por exemplo, o franqueado pode atuar no varejo, vendendo kits de robótica educacional voltados para o público final, incluindo opções recreativas. Já com a My Robot Play, ele oferece um espaço de playground tecnológico, onde os pais podem deixar seus filhos se divertindo com robótica enquanto pagam por hora de uso. Essas extensões ampliam as fontes de receita e tornam o negócio ainda mais lucrativo.
O investimento inicial de uma franquia da My Robot parte de R$ 150 mil, com prazo médio de retorno entre 12 e 18 meses e faturamento médio mensal de R$ 110 mil.